Energia de Ionização
O que é a Energia de Ionização ?
Explicação simplificada - Energia de Ionização é a quantidade de energia necessária para remover o elétron mais fracamente ligado de um átomo gasoso isolado.
Explicação Completa - O fornecimento de uma pequena quantidade de energia a um átomo, pode levar a promoção de um elétron a um nível energético mais elevado, mas se a quantidade de energia fornecida for suficientemente grande o elétron pode ser removido completamente. A quantidade de energia necessária para remover o elétron mais fracamente ligado de um átomo gasoso isolado é designado energia de ionização.
As energias de ionização são determinadas a partir de dados espectroscópicos e são medida em KJ/ mol. É possível remover mais que um elétron da maioria dos átomos. A energia de ionização é a energia necessária para remover o primeiro elétron, transformando M em M+ . A segunda energia de ionização é a energia necessária para remover o segundo elétron e converter M+em M2+. Fornecendo-se a quantidade de energia equivalente à terceira energia de ionização é possível transformar M2+ em M3+, e assim por diante.
Fatores que influenciam a energia de ionização:
1. O tamanho do átomo;
2. A carga no núcleo;
3. A eficiência com que os níveis eletrônicos internos blindam a carga nuclear;
4. O tipo de elétron envolvido.
Esses fatores são geralmente correlacionados. Num átomo pequeno, os elétrons se encontram firmemente ligados, ao passo que num átomo maior os elétrons estão menos firmemente ligados. Assim a energia de ionização diminui a medida com que o tamanho do átomo aumenta.
Bibliografia: J. D. Lee, Química Inorgânica Não Tão Concisa. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.
*conteúdo da página 76 cap 6.
0 comentários:
Postar um comentário