![]() |
Explosão de Satélite - DMSP-F3 |
O satélite estava orbitando a cerca 800 km de altitude e de acordo com os militares dos EUA, o objeto explodiu por causa da elevação súbita de temperatura no sistema de alimentação.
O acontecimento fez uma enorme nuvem de detritos, com pelo menos 43 fragmentos de grandes. O Satélite tinha o de DMSP-F13 (Defense Meteorological Satellite Program Flight 13), e teve seu lançamento realizado em 1995 com intuito de fornecer dados meteorológicos críticos às forças armadas americanas.
Os cientistas especulam que haja vagando no espaço cerca de 600 mil fragmentos maiores que 1 centímetro e mais de 16 mil maiores que 10 cm. Isso está gerando uma enorme preocupação para as agências espaciais, isso porque as chances desses fragmentos colidirem com outros satélite é grande.
Essa não foi a única grande explosão, em 2009, após um choque entre o satélite americano Iridium 33 e o russo Cosmos 2251, foi gerado nada mais nada menos que, 2 mil objetos fragmentados.
Caso esses detritos vierem em rota de colisão com a Estação Espacial Internacional será preciso fazer manobras para evitar a colisão com o lixo espacial.
0 comentários:
Postar um comentário